Industry News

A força da Netflix na América Latina

27 March, 2025

Como já anunciado e compartilhado por todos os veículos e profissionais de mídia, a Netflix alcançou a marca histórica de 300 milhões de assinantes globais no quarto trimestre de 2024. A adição de 19 milhões de novos assinantes no último trimestre foi o maior aumento trimestral da história da empresa. Esse crescimento ocorreu de maneira equilibrada entre diferentes regiões, demonstrando interesse verdadeiramente global na plataforma.

De acordo com os dados da Parrot Analytics, a participação de demanda da Netflix representa cerca de um quarto de toda a atenção do público latino. O bom resultado alcançado na região está não apenas ligado a novas temporadas de hits internacionais como Round 6 e Arcane, mas também com o lançamento de produções latinas como a brasileira Senna e a colombiana Cem Anos de Solidão. No comparativo com o trimestre anterior, a plataforma aumentou sua vantagem competitiva ao crescer dois pontos percentuais.

A91l9klak_m2jxpn_ht8-tmp-pdf-03-27-2025_12_36_PM.png

Já entre as outras plataformas, a Disney+ sofreu a maior retração no share de demanda entre os players globais, revertendo o crescimento do trimestre anterior impulsionado pelo lançamento de Agatha All Along. Ao diferenciar o Brasil dos principais países hispânicos, a retração da plataforma é mais branda no mercado brasileiro; o lançamento de Amor da Minha Vida foi um dos destaques entre os lançamentos nacionais do trimestre. Considerando os players locais, o Globoplay permanece sendo mais competitivo no Brasil do que o Vix, plataforma mexicana subsidiária da TelevisaUnivision, nos demais mercados hispânicos.

Séries de destaque na América Latina

Entre os títulos de destaque, oito entre os 15 de maior média de demanda na América Latina estão disponíveis na Netflix, considerando apenas o mês de lançamento entre produções com novos episódios lançados no quarto trimestre, sendo quatro títulos no Top 5. Apesar das já citadas Round 6, Arcane e a animação Dragon Ball Daima terem alcançado patamares mais expressivos, a série brasileira Senna fica na quinta posição no ranking latino, um feito para as produções nacionais. Isso porque títulos do País registram alto consumo no Brasil, mas têm dificuldade de replicar esse resultado no restante da região, com o inverso também sendo comum entre produções hispânicas de destaque que não ressoam na mesma medida com a audiência brasileira.

No entanto, o último trimestre de 2024 se destacou ao apresentar alto interesse da audiência latina em seu próprio conteúdo independente do mercado de origem, em especial, aqueles distribuídos por plataformas de streaming. Além de Senna e Cem Anos de Solidão, da Netflix, Como Água para Chocolate, da Max, é destaque, registrando média de demanda superior a quatro vezes a média de todos os títulos na América Latina, patamar que apenas 12% de todas as produções mapeadas pela Parrot Analytics conseguem alcançar. Nesses três exemplos, a relevância cultural, seja a partir da adaptação de livros clássicos da literatura latina ou com foco em herói brasileiro, se faz presente.

A91l9klak_m2jxpn_ht8-tmp-pdf-03-27-2025_12_36_PM (1).png

Entre outros destaques do trimestre, Casamento às Cegas Argentina, da Netflix, trouxe abordagem local a um reality show globalmente reconhecido, com edições já estabelecidas no Brasil e no México. Em busca de consolidar franquia aos moldes do Big Brother, a Netflix capitaliza ao investir em três versões latinas do formato que já conta com 11 versões, entendendo a importância de produções locais, em especial realities, para sua audiência na região.

Diante desse cenário, a presença dos títulos locais para as plataformas de streaming se torna essencial na América Latina. Excluindo players locais como Globoplay e Vix, a Netflix é responsável por quase 40% da demanda total por conteúdo latino-americano entre os principais players globais, com a Amazon Prime Video logo atrás, com 30%, reforçando a crescente importância do conteúdo regional para essas plataformas, além de evidenciar o investimento estratégico em expansões locais e seu impacto direto no engajamento com o público.



Get a glimpse into the future of global audience demand measurement for TV shows, movies and talent and learn from consolidated insights and strategic thinking focused on the entertainment industry.

Exclusive global, regional and market-specific content and talent analyses
Rank 50,000+ talent in 50+ markets across all platforms
Rank 30k+ TV shows and 20k+ movies in 50+ markets across all platforms

The Global Television Demand Report

  • Released each quarter covering 10 global markets
  • Special section on the United States streaming landscape
  • Catalog analysis, pricing power, bundling & franchises
  • Insights to help you understand the economics of streaming
  • Available for FREE with a DEMAND360LITE subscription